Dojang (道场)

dojan
Dojang
(道场) é o local de treino de artes marciais coreanas como o taekwondo e o hapkidô. O equivalente japonês do termo dojang é dojo (道场), enquanto o chinês equivale a wu guan (武馆), que significa “lugar de lutar”.
O Dojang da NOVCON-SP possui nível olímpico e tem a capacidade de suportar impactos de até 200KG. Isso é de extrema importância pois durante as atividades de defesa pessoal o aluno movimentos de rolamento e queda, sendo assim ele poderá praticar o exercício com segurança.
Este é um local destinado ao treino, para compartilhar experiências e  para seu aprimoramento como ser humano, sendo assim este local possui regras e como tal devem ser respeitadas. Estas regras visão a preservação do loca, dos alunos e a manutenção do compartilhamento de conhecimento.

Regras:

1 – No Dojang a ordem e arrumação de todas coisas é imperativa para a que o Praticante se envolva totalmente na sua prática, a Sala deve estar sempre limpa e arrumada.
2 – Quando entra no Dojang, o Praticante deixa do lado de fora todas as preocupações, emoções voltando a sua mente apenas para a prática e desenvolvimento da sua Técnica.
3 – É expressamente proibido falar no Dojang de qualquer assunto que não respeitante à prática do Taekwondo ou seu resultado. No caso de ser necessário recorrer à palavra, deve o discurso ser breve e direto, com Cortesia e Humildade.
4 -Não é permitido o uso de linguagem inapropriada ou obscena, verbal ou não verbal.
5 – Não é permitido comer no Dojang.
6 – A demonstração de Técnicas ou aplicação não deve ser arbitrária, nem de forma alguma exibicionista, deve o Praticante primar aqui também pela Humildade e pela aplicação de Técnicas pelo Estado de necessidade.
7 – Para que o Praticante possa evoluir a sua relação com o Mestre é fundamental e deve assentar no Respeito Mútuo, Cortesia e Humildade.
8 – Todos são responsáveis pelo Dojang. Siga as regras e auxilia seus colegas a seguir também.

tatame

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *